Energia de ativação

Lendo o livro O jeito Harvard de ser feliz descobri que existe uma coisa que se chama energia de ativação e que é algo que eu sempre pratiquei sem saber. Mas do que se trata essa energia de ativação?

A energia de ativação é aquela energia INICIAL que a gente despende para fazer qualquer ação. Na verdade, são os segundos iniciais. Aquilo que dá o start. Um exemplo? A energia de ativação pra prática do exercício físico é calçar o tênis e colocar a roupa. Bom, mas por que essa energia de ativação é tão importante e estou falando dela aqui? Porque é ela, muitas vezes, que irá ditar se vamos ou não executar algo.

O ser humano tem, por natureza, tendência à inércia. A ficar parado ou a fazer o que sempre fez. Começar algo diferente exige energia e, assim, muitas vezes, seguimos sem fazer. Então, a energia de ativação pode ser boa para nós em dois sentidos: tanto para fazermos quanto para deixarmos de fazer algo (mudarmos nossos hábitos mesmo). Tudo aquilo que desejamos fazer devemos diminuir a energia de energia de ativação. E tudo aquilo que queremos evitar temos que aumentar. Exemplo? Quero usar menos o celular. Então, muitas vezes, pelo simples fato de deixar o celular longe do alcance eu acabo, naturalmente, deixando de usa-lo. Isso porque, a energia de ativação que eu terei que gastar para pegar uma cadeira, levar até a cozinha e pega-lo em cima da geladeira é muito alta e eu prefiro seguir sem ele.

E para o contrário também vale. Tudo que eu quero fazer, preciso facilitar o processo. Principalmente o início dele. Pesquisas realizadas comprovam que uma pessoa tem muito mais chances de não desistir de sair para praticar exercícios físicos depois que já tiver se vestido e calçado seus tênis. Isso porque, tirar tudo exige energia, então, ela acaba saindo e fazendo o que tem que fazer (está aí o motivo pelo qual eu dormia de roupa de corrida no frio!).

Ou seja, se você quer fazer algo, facilite as coisas. Facilite, principalmente, os segundos iniciais. Seja calçando o tênis, deixando o livro na sua cabeceira, mantendo as frutas já picadas na sua geladeira. Tudo que você quer fazer tem que ser facilitado e tudo que você quer evitar, tem que ser complicado. E isso, como eu disse, vale principalmente para segundos iniciais. Fazendo isso, depois, tudo flui mais fácil.

#SHinspira